ACERVO VIRTUAL HUBERTO ROHDEN E PIETRO UBALDI

Para os interessados em Filosofia, Ciência, Religião, Espiritismo e afins, o Acervo Virtual Huberto Rohden & Pietro Ubaldi é um blog sem fins lucrativos que disponibiliza uma excelente coletânea de livros, filmes, palestras em áudios e vídeos para o enriquecimento intelectual e moral dos aprendizes sinceros. Todos disponíveis para downloads gratuitos. Cursos, por exemplo, dos professores Huberto Rohden e Pietro Ubaldi estão transcritos para uma melhor absorção de suas exposições filosóficas pois, para todo estudante de boa vontade, são fontes vivas para o esclarecimento e aprofundamento integral. Oásis seguro para uma compreensão universal e imparcial! Não deixe de conhecer, ler, escutar, curtir, e compartilhar conosco suas observações. Bom Estudo!

.


Carregando...

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Biografia - Pietro Ubaldi

Comentário(s)

Pietro Ubaldi


Síntese Biográfica

FORMAÇÃO CULTURAL

Pietro Ubaldi, filho do casal Lavínia e Sante Ubaldi, nasceu em 18 de Agosto de 1886, as 20:30 h de Roma. Nasceu em terras franciscanas, na cidade de Foligno, Província de Perúgia (Capital da Úmbria). Foligno fica a 18km de Assis, cidade natal de S. Francisco de Assis. Até hoje, as cidades franciscanas guardam o mesmo misticismo legado ao mundo pelo grande poverelo de Assis, que viveu para Cristo, renunciando os bens materiais e os prazeres deste mundo.

Pietro Ubaldi sentiu desde a infância uma poderosa inclinação pelo franciscanismo e pela Boa Nova do Cristo. Não foi compreendido, nem poderia sê-lo, porque seus pais viviam felizes com a riqueza e com o conforto proporcionado por ela. A Senhora Lavínia era descendente da nobreza italiana, única herdeira do título e de uma grande fortuna, inclusive do Palácio Alleori Ubaldi. O místico da Úmbria foi, então, educado com os rigores de uma vida palaciana.

Como poderia ser fácil a um legítimo franciscano viver num palácio? Naturalmente, sentiu-se deslocado naquele ambiente, um expatriado de seu mundo espiritual. A disciplina no palácio, aceitou-a facilmente. Todos deveriam seguir a orientação dos pais e obedecer-lhes em tudo, até na religião. Tinham de ser católicos, praticantes dos atos religiosos na capela da Imaculada Conceição, no interior do Palácio. Pietro Ubaldi foi sempre obediente aos pais, aos professores, à família e, em sua vida missionária, a Cristo.

Formou-se em Direito (profissão escolhida pelos pais, mais jamais exercida por ele) e em Música (oferecimento, também de seus genitores), fez-se poliglota, para comunicar-se com os outros povos – falava, fluentemente, inglês, francês, alemão, espanhol, português, conhecia latim e grego. Mergulhou nas diferentes correntes filosóficas e religiosas, destacando-se como um grande pensador cristão do século XX. Era um homem de uma cultura invejável, o que lhe facilitou o cumprimento da missão. A sua tese de formatura na Universidade de Roma, foi sobre a Expansão Colonial e Comercial da Itália para o Brasil, muito elogiada pela banca examinadora e publicada, em 1911, num volume de 266 páginas pela Editora Ermano Loescher & Cia, de Roma (Itália). Após a defesa dessa tese, o Sr. Sante Ubaldi lhe deu como prêmio uma viagem aos Estados Unidos, durante seis meses.




CENAS E LUGARES NA ITÁLIA

automovel de Ubaldi



foto-1911

gubbio - vista da janela de Ubaldi


igreja de Foligno




Ubaldi alpinista

Ubaldi com seus pais e irmãos

Ubaldi em sua mesa de trabalho





Mapa da Úmbria


LIBERDADE

Nem todas as obrigações palacianas lhe agradavam, mas ele as cumpriu até a sua libertação. A primeira liberdade se deu aos cinco anos, quando solicitou de sua mãe que o mandasse à escola, e aquela bondosa genitora atendeu o pedido do filho. A Segunda liberdade, verdadeiro desabrochamento espiritual, aconteceu no ginásio, ao ouvir do professor de ciência a palavra “evolução”. Minha primeira revelação interior me foi feita ao ouvir meu professor de ciências, no Liceu, proferir a palavra “Evolução”. Meu espírito teve um sobressalto: brotara ao vivo uma centelha, sentira uma idéia central. Tornei-me, a seguir, estudioso de Darwin, mas só para completar seu pensamento. Outra grande liberdade da alma e sobre a reencarnação, tornando-se reencarnacionista, aos vinte e cinco anos, dito por ele uma alocução, em 5 de outubro de 1951, na Federação Espírita do Estado de São Paulo: 

“Por acaso – digo acaso, mas por certo era obra da Providência – caiu em minhas mãos O Livro dos Espíritos de Allan Kardec. Eu era jovem, desorientado, não tinha, ainda, passado pela experiência dos grandes problemas da vida. Li com grande interesse e vos confesso que, em certo ponto, exclamei: achei!... Eureka! Poderia Ter eu repetido: encontrei, encontrei finalmente a solução que procurava e que me esclareceu!

Ela foi a primeira semente que deu origem ao meu adiantamento espiritual e daquele dia em diante se foi tecendo a trama luminosa no esclarecimento de tal forma que, ampliando-se, ele penetrou a ciência, a filosofia, a religião, os problemas sociais e os problemas de todo o gênero.

Devo, entretanto, confessar-vos precisamente aqui, nesta noite e neste local, que a Allan Kardec devo a primeira orientação e a solução positiva do problema mais complexo que, mais de perto, interessava-me, considerando minha condição de ser humano”. (...)

Daí por diante, os dois mundos, material e espiritual, começaram a fundir-se num só. A vida na Terra não poderia Ter outra finalidade, além daquela de servir a Cristo e ser útil aos homens.










PALÁCIO ALEORI UBALDI














RENÚNCIA FRANSCICANA

Pietro Ubaldi casou-se aos vinte e cinco anos, seguindo orientação dos pais que escolheram para ele uma jovem rica e bonita, possuidora de muitas virtudes, além de fina educação. Como recompensa pela aceitação da escolha, seu pai transferiu para o casal um patrimônio igual àquele trazido pela Senhora Antonieta Solfanelli Ubaldi. Este era, agora, o nome da jovem esposa. O casamento não estava nos planos de Ubaldi, somente justificável porque fazia parte de seu destino. Ele girava em torno de outros objetivos: o Evangelho e os ideais franciscano. Mesmo assim, do casal Antonieta e Pietro Ubaldi nasceram três filhos: Franco (morto em 1942, na Segunda Guerra Mundial), Vicenzina (desencarnou aos dois anos de idade, em 1919), e Agnese (falecida em S. Vicente (SP) – 1975).



Aos poucos, Pietro Ubaldi foi abandonando a riqueza, deixando-a por conta do administrador, Ettore Seste Pacini. Após 16 anos de enlace matrimonial, em 1927, com a desencarnação de seu pai, fez voto de pobreza, transferindo à família os bens que lhe pertenciam. Aprovando aquele gesto de amor ao Evangelho, Cristo lhe apareceu. Isso para ele foi a maior confirmação à atitude tomada. Em 1931, Pietro assumiu uma nova postura, estarrecedora para seus familiares: a renúncia franciscana. Daquele ano em diante iria viver com o suor do seu rosto e renunciava todo o conforto proporcionado pela família e pela riqueza material existente. Fez concurso para professor de inglês, foi aprovado e nomeado para o Liceu Tomaso Campailla, e Módica, Sicília – região situada no extremo sul da Itália – onde trabalhou somente um ano letivo. Em 1932 fez outro concurso e foi removido para a Escola Média Estadual Otaviano Nelli, em Gúbio, ao norte da Itália, e ficou mais próximo da família. Nessa urbe, também Franciscana, trabalhou durante vinte anos e fez dela a sua Segunda cidade natal, vivendo num quarto humilde de uma casa, pequena e pobre – pensão do casal Norina-Alfredo Pagani – Via della Cattedrale, 4/6, situada na encosta de um grande monte.







O MISSIONÁRIO NA ITÁLIA

Na primeira semana de setembro de 1931, depois da grande decisão franciscana, Cristo novamente apareceu a Pietro Ubaldi, desta vez acompanhado de Francisco de Assis. O primeiro à direita e o segundo à esquerda, fizeram-lhe companhia durante vinte minutos em sua caminhada matinal, na estrada de Colle Umberto, Perúgia. Estava, portanto, confirmada sua posição. Vejamos a cena descrita por ele:

“Numa tranqüila paisagem campestre da Úmbria franciscana, próxima de Perúgia, um homem de 45 anos subia sozinho a doce inclinação de uma colina. Aquela manhã radiosa estava perto de 14 de setembro, dia em que São Francisco, em 1224, recebeu os estigmas no monte Alverne. (..)
Estava caminhando quando duas formas paralelas se delinearam. Isto durou cerca de vinte minutos, pelo que teve tempo de controlar tudo e de fixá-lo na memória, para depois analisar o fenômeno com a psicologia racional, independente de estados emotivos. (...)

Continuou a observar. As duas formas não constituíam só uma indefinida manifestação de presença. Cada uma delas transmitia à percepção interior uma típica e individual vibração que a definia como pessoa. Foi assim que ele pôde logo sentir com clareza inequívoca que à sua esquerda estava a figura de São Francisco e à sua direita a de Cristo. (...)

A visão, no entanto, ficou indelével, gravada a fogo naquela alma, como uma queimadura de luz, uma ferida de amor que jamais o tempo poderá cancelar, feita de saudade, de uma contínua e angustiante espera para reencontrar-se”.

Mais detalhes no livro Um Destino Seguindo Cristo, capítulo I.

Em 25 de dezembro daquele ano, chegou-lhe, de improviso, a primeira mensagem de Cristo, Sua Voz, a “Mensagem de Natal”. Por inspiração, ele sentiu que estava aí o início de sua missão. Outras Mensagens surgiram em novas oportunidades, dentro de um plano preestabelecido pelo Alto, com a mesma linguagem e conteúdo divino.

No verão italiano de 1932, começou a escrever A Grande Síntese, concluída em 23 de agosto de 1935, às 23:00 horas de Roma. Esse livro, com cem capítulos, escrito em quatro verões sucessivos, foi traduzido para vários idiomas. Somente no Brasil já alcançou vinte edições. Outros compêndios, verdadeiros mananciais de sabedoria cristã, surgiram nos anos seguintes, completando os dez volumes escritos na Itália. Esta parte da Obra é composta de:

Grandes Mensagens, 
A Grande Síntese – Síntese e Soluções dos Problemas da Ciência e do Espírito,
As Noúres – Técnica e Recepção das Correntes de Pensamento,
Ascese Mística,
História de Um Homem,
Fragmentos de Pensamentos e de Paixão,
A Nova Civilização do Terceiro Milênio,
Problemas do Futuro,
Ascensões Humanas,
Deus e Universo.

SINOPSE DOS 24 LIVROS DE PIETRO UBALDI E DOS EDITADOS POSTERIORMENTE POR JOSÉ AMARAL


GRANDES MENSAGENS - Introdução e início da Obra, este livro nos traz as mensagens de alto conteúdo espiritual, transmitidas por Pietro Ubaldi pela via exclusivamente inspirativa, e a sua biografia escrita por Clóvis Tavares e José Amaral.

A GRANDE SÍNTESE - Síntese e solução dos problemas da Ciência e do Espírito. Escrita em linguagem científica, dirigida ao homem do nosso século, apresenta o caminho evolutivo do ser desde a matéria (g) até o espírito (a). Sinopse da obra: aqui.

NOÚRES - Mostra que as correntes de pensamentos existem e como se pode captá-las através de técnica de recepção intuitiva.

ASCESE MÍSTICA - Explica o fenômeno místico e como pode ser vivido, depois de ultrapassar os vários planos de consciência e atingir o místico-unitário.

HISTÓRIA DE UM HOMEM - O autor analisa as várias fases de sua vida, desde o nascimento até a chegada da irmã morte, prevendo fatos que se cumpriram.

FRAGMENTO DE PENSAMENTOS E PAIXÃO - Aplicação dos princípios expostos nos volumes precedentes, no campo individual e social, sendo também coletânea de belas páginas de alto conteúdo espiritual que nos eleva.

A NOVA CIVILIZAÇÃO DO TERCEIRO MILÊNIO - Mostra que a idéia central, o escopo da Obra de Pietro Ubaldi, é o de contribuir, conceptualmente, para a formação da nova civilização que está para surgir.

PROBLEMAS DO FUTURO - Problemas psicológicos, filosóficos e científicos são aqui abordados sob a ótica do espírito, propondo-se solução para as questões mais díspares e fundamentais ao desenvolvimento da consciência humana.

ASCENSÕES HUMANAS - Estuda a evolução espiritual da vida demonstrando-nos que o mundo caminha para as grandes unidades coletivas.

DEUS E UNIVERSO - Numa surpreendente visão-síntese, revela-nos o fenômeno da “Queda”, estudando o desmoronamento e a reconstrução do Universo. A criação original, a perfeição de Deus e os fundamentos da vida na matéria e da evolução nos são apresentados como nunca pôde a mente do homem conceber, conduzindo-nos para a solução última dos problemas do ser, do destino e da dor.

PROFECIAS - Aqui o autor faz profecias que se cumpriram integralmente, interpretando Nostradamus, o Apocalipse de São João e os Profetas do Velho Testamento.

COMENTÁRIOS - Artigos, opiniões e críticas à Obra, inclusive as cartas de Ernesto Bozzano e de Albert Einstein e a mensagem de Emmanuel exortando os espíritas a lerem e estudar a A Grande Síntese.

PROBLEMAS ATUAIS - Os problemas do nosso mundo, como a estabilidade monetária, a patogênese do câncer e a teoria da reencarnação mereceram neste fabuloso e atual livro, especial atenção.

O SISTEMA - A gênese e a estrutura do Universo, já apresentadas na obra Deus e Universo, são aqui completadas, fundamentando-se a inverossímil realidade da “Queda” e a sua concordância com os fenômenos que fazem parte da nossa da existência. É uma Teologia moderna voltada para a Ciência, mostrando a ação de Deus conduzindo o Universo à sua realização suprema.

A GRANDE BATALHA - Descreve a luta que o indivíduo espiritualizado deve sustentar no ambiente terreno ainda involuído.

EVOLUÇÃO E EVANGELHO - Mostra a posição do Evangelho perante a realidade da vida e a sua moral.

A LEI DE DEUS - Com palavras simples, explica o pensamento diretivo de Deus, a justiça e a sabedoria de Sua Lei.

TÉCNICA FUNCIONAL DA LEI E DEUS - Mostra o mecanismo das forças espirituais em ação, suas trajetórias e reações e como se pode corrigir um destino equivocado.

QUEDA E SALVAÇÃO - Analisa o fenômeno involutivo, do espírito à matéria, e o posterior, evolutivo, da matéria ao espírito, o roteiro de reconstrução e o retorno do ser ao Plano Divino.

PRINCÍPIOS DE UMA NOVA ÉTICA - Retrata a nova e superior moral do homem evangelizado, perante a necessidade de construção de uma sociedade mais feliz. Apoiando-se em bases científicas, apresenta ainda os princípios de uma nova psicanálise, elevada a um modelo de psicossíntese.

DESCIDA DOS IDEAIS - Nessa obra, Teilhard de Chardin, J. P. Sartre, cristianismo e comunismo, trabalho e propriedade, ciência e religião, foram estudados de modo relevante, segundo as necessidades de evolução do espírito.

UM DESTINO SEGUINDO CRISTO - Nesse volume, o autor narra suas experiências espirituais nos 40 anos dedicados a implantar na Terra uma nova compreensão da obra do Cristo.

PENSAMENTOS – COMO ORIENTAR A PRÓPRIA VIDA - Mostra a cada um como se orientar na vida e, através de casos verídicos, como é possível observar o funcionamento da Lei de Deus.

CRISTO - Apresenta-nos o Cristo inserido na estrutura físico-espiritual de nosso Universo e abordado segundo a teoria da queda. Cósmico e divino, Ele veio para nos fazer conhecer a Lei de Deus e nos indicar o caminho de retorno à casa paterna.

PIETRO UBALDI e NAZARIUS – compilado por José Amaral, apresenta-nos mais de 100 cartas de Pietro Ubaldi a Nazarius (assim Ubaldi denominou a José Amaral, com quem teria vivido nos primeiros tempos do cristianismo). Eivadas de sabedoria elas nos ensinam a viver melhor, conduzindo-nos a um novo mundo de glória, paz e felicidade.

PALAVRA DE SUA VOZ - Coletânea de pensamentos e reflexões oriundos da fonte de inspiração de Pietro Ubaldi, “Sua Voz”, extraídos de toda a Obra. Enriquecido de comentários, este manancial de amor e sabedoria é, sem dúvida, roteiro seguro que nos auxilia no retorno a Deus.

PIETRO UBALDI, O MISSIONÁRIO – é um livro de fotografias, com o diário da primeira viagem ao Brasil (1951) e comentários de sua missão por José Amaral (obra no prelo).



A Obra completa de Pietro Ubaldi para Download

A obra de Pietro Ubaldi divide-se em duas fases: A primeira fase consiste na obra italiana (produzida em sua terra natal), subdividindo-se em 3 trilogias e composta de 11 livros; a segunda fase consiste na chamada "obra brasileira", que o filósofo e escritor produziu em sua última etapa de vida quando residiu no Brasil e é composta de 13 livros, totalizando 24 livros em sua bibliografia. 

Esse é um resumo de sua obra completa que disponibilizamos aos nossos leitores para download: 


1º Trilogia da 1ª obra ( Obra Italiana) 





GRANDES MENSAGENS - Introdução e início da Obra, de origem exclusivamente inspirativa. A edição brasileira apresenta uma biografia do Autor. 

A GRANDE SÍNTESE (Síntese e Solução dos Problemas da Ciência e do Espírito) - Traça o caminho que o ser percorre por meio da evolução, desde o plano da matéria até o do espírito, e mostra a via de retorno à Deus. Fenômeno fundamental do Universo e escopo supremo da Vida. O problema da consciência é sintetizado numa visão unitária, definida e monista. 

AS NOÚRES (Técnica e Recepção das Correntes de Pensamento) - Mostra que elas existem e como podem ser captadas pela intuição. 

ASCESE MÍSTICA - Explica o fenômeno místico e como foi vivido pelo Autor. 

Download<< 


2º Trilogia da 1ª obra (Obra italiana) 





HISTÓRIA DE UM HOMEM - O Autor analisa as várias fases de sua vida, sobretudo em função de A Grande Sintese e Ascese Mistica, quando a Igreja colocou em 1939, aqueles dois volumes no Index dos livros proibidos. 

FRAGMENTOS DE PENSAMENTO E DE PAIXÃO - Aplicação dos princípios expostos nos volumes precedentes, dos problemas individuais e sociais. Os ideais franciscanos. A verdadeira religião. 

A NOVA CIVILIZAÇÃO DO TERCEIRO MILÊNIO - O Autor mostra que a idéia central, o escopo da Obra, é o de contribuir conceptualmente para a formação de Nova Civilização que está para surgir. Faz previsões sobre o novo Cristianismo e estuda o fenômeno místico vivido por São Francisco. 

Download<< 


3ª Trilogia da 1ª obra (Obra Italiana) 





PROBLEMAS DO FUTURO (O Problema Psicológico, Filosófico, Científico) – Propõe e apresenta solução aos problemas mais díspares, fundamentais ao Conhecimento. 

ASCENÇÕES HUMANAS (O Problema Social, Biológico e Místico) – Aqui o Autor volta a observar a evolução da vida em seu aspecto espiritual. 

DEUS E UNIVERSO - Síntese teológica. Começa a enfrentar em linhas gerais o problema das primeiras origens do Universo e o aspecto cósmico do ciclo involução-evolução do ser. 

COMENTÁRIOS - Apresenta opiniões e críticas à primeira Obra, escrita até 1951. Inclusive a carta de Albert Einstein. 

Download<< 


1ª Trilogia da 2ª obra (Obra Brasileira) 



PROFECIAS - O Autor faz profecias que se cumpriram integralmente. Explica Nostradamus, o Apocalipse e os profetas do Velho Testamento. 

PROBLEMAS ATUAIS (O Novo Mundo) – Faz uma crítica à Maquiavel, tratando da Estabilidade Monetária, da Patogênese do Câncer e da Teoria da Reencarnação. 

O SISTEMA (Gênese e Estrutura do Universo) – É uma Teologia científica que traça o caminho da existência do ser e suas primeiras origens, mostrando a Obra de Deus na Criação. 

EVOLUÇÃO E EVANGELHO - Examina a posição do Evangelho diante da realidade da vida e sua moral utilitária. 

A GRANDE BATALHA - Descreve a luta que o indivíduo espiritualizado deve sustentar no ambiente terrestre, diante da necessidade prática contrastando com o Ideal. 

Download<< 


2ª Trilogia da 2ª obra (Obras Brasileira) 



A LEI DE DEUS - Com palavras simples, explica como funciona, no mundo, o pensamento diretivo de Deus. 

A TÉCNICA FUNCIONAL DA LEI DE DEUS - Mostra o mecanismo da forças espirituais em ação; suas trajetórias e ações; como se pode corrigir os destinos errados; qual é a técnica da redenção e salvação e como, racionalmente, se planifica a vida. 

QUEDA E SALVAÇÃO - É uma continuação de O Sistema. Analisa o fenômeno da involução do espírito até a matéria (a descida), anterior e complementar ao fenômeno da evolução (subida), estudado em A Grande Síntese. 

PENSAMENTOS - Mostra como orientar-se na vida, e, através de casos verídicos, como é possível observar o funcionamento da Lei de Deus. 

Download<< 


3ª Trilogia da 2ª obra (Obra Brasileira) 





PRINCÍPIOS DE UMA NOVA ÉTICA - Trata-se de uma nova moral racional, construída sobre bases científicas. Estuda a personalidade humana e seu destino, sob uma nova psicanálise, psicodiagnose, psico-síntese, e a ética do sexo como fenômeno social. 

A DESCIDA DOS IDEAIS - Fala-se de Teilhard de Chardin, de J.P.Sastre, da crise do Catolicismo, Cristianismo e Comunismo, Trabalho e Pro-priedade, etc. 

UM DESTINO SEGUINDO CRISTO - Neste volume o Autor narra suas experiências espirituais nos 40 anos dedicados à Obra. 

CRISTO - Analisa a Sua personalidade, o Evangelho e os problemas sociais. Cristo é o centro do fenômeno evolução-redenção-salvação. 

Download<< 


Fonte de downloads e imagens: O Espírito da Física 
Resumo das obras: Monismo 





PIETRO UBALDI E FAMILIARES

casal Ubaldi em 1910


Mãe de Ubaldi

pai de Ubaldi




Ubaldi em S. Vicente





UBALDI NO BRASIL EM 1951

abertura de uma conferência em 1951

chegada de Ubaldi no Brasil em 1951

conferência de Ubaldi no Rio Grande do Sul, em 1951


Divaldo Franco, Pietro Ubaldi e Clóvis Tavares em 1951

encontro com E. Salzano





visita a autoridades em SP em 1951 (Governador Ademar de Barros)

visita a autoridades no Rio Grande do Sul em 1951

UBALDI E AMIGOS








EXTRAS

D. Alda, Prof. Romanelli, Pietro Ubaldi e Chico Xavier

Chico Xavier e Pietro Ubaldi


Pietro Ubaldi aos 30 anos



Copyright © Acervo Virtual Huberto Rohden & Pietro Ubaldi ®
Design by Eronildo Aguiar | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook VK Google + fotos google YouTube flickr rss