ACERVO VIRTUAL HUBERTO ROHDEN E PIETRO UBALDI

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domingo, 14 de março de 2021

FRATERNIDADE BASILAR, IGUALDADE DECORRENTE E LIBERDADE CONSEQUENTE

Comentário(s)

Quando Thomas Jefferson escreveu a declaração de independência dos Estados Unidos, proclamando que somos todos iguais,  dotados de direitos inalienáveis,  lançou-nos ele um desafio:  fazer valer os direitos de liberdade, igualdade e felicidade para todos. 

Os franceses , pioneiros na assimilação da proposta libertadora, lançaram-se também nessa busca por fraternidade pós Revolução (1789). “É belo, sem dúvida, proclamar-se o reinado da fraternidade, mas, para que fazê-lo, se uma causa destrutiva existe?” questionou certa vez o professor francês, Allan Kardec. A pergunta é das mais pertinentes, e nos leva a considerar que talvez o caminho proposto nas duas revoluções (americana e francesa) não seja o mais adequado, se seguido conforme as diretrizes traçadas: liberté, egalité, fraternité, e não, fraternité, egalité, liberté, que seria um caminho inverso ao proposto!

A imposição de cima para baixo por liberdade, por  igualdade, que desfecharia na fraternidade, não se mostrou producente. A busca ideal deve ter como base a fraternidade, que decorrerá na igualdade, que por fim trará a liberdade. O caminho não é de fora para dentro com arbitrariedades impostas. Isso seria uma edificação em terreno movediço, seria como decretar saúde em uma região insalubre. É preciso trilhar o caminho inverso, ir direto a causa, numa transformação social, em que a fraternidade, não a igualdade sua filha direta, seja a base de onde tudo começaria. Não mais  LIBERTÉ, egalité, fraternité, mas sim: FRATERNIDADE, igualdade, liberdade!

E qual seria o caminho para a fraternidade basilar, da igualdade decorrente e da liberdade consequente para consolidação do reino da felicidade almejado por todos? Não parece haver outro caminho que não seja o do:  “Amai-vos uns aos outros!”. Essa proposta tida como simplória e inaplicável por muitos é, até hoje, o desafio maior, e a única capaz de trazer o reino da felicidade e da concórdia humana, pois tira todo e qualquer argumento contrário ao reino da fraternidade. 



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