ACERVO VIRTUAL HUBERTO ROHDEN E PIETRO UBALDI

Para os interessados em Filosofia, Ciência, Religião, Espiritismo e afins, o Acervo Virtual Huberto Rohden & Pietro Ubaldi é um blog sem fins lucrativos que disponibiliza uma excelente coletânea de livros, filmes, palestras em áudios e vídeos para o enriquecimento intelectual e moral dos aprendizes sinceros. Todos disponíveis para downloads gratuitos. Cursos, por exemplo, dos professores Huberto Rohden e Pietro Ubaldi estão transcritos para uma melhor absorção de suas exposições filosóficas pois, para todo estudante de boa vontade, são fontes vivas para o esclarecimento e aprofundamento integral. Oásis seguro para uma compreensão universal e imparcial! Não deixe de conhecer, ler, escutar, curtir, e compartilhar conosco suas observações. Bom Estudo!

.


Carregando...

sábado, 21 de abril de 2018

Einstein e a intuição, o enigma do Universo: conhecendo a escrita de Huberto Rohden

Comentário(s)



Na Biblioteca do Cursinho Comunitário chegou um dia, no meio de doações, um livro intitulado: “Einstein: o enigma do Universo”, que trazia em letras bem grandes na capa o sobrenome do autor: Rohden. Aquele nome não me era estranho, pois, uma vez, um professor conhecido tinha me falado das obras de Huberto Rohden, espiritualista. Agora, tomei contato mais íntimo com o livro e desenvolvi leitura atenta.

Primeiro, quem é Huberto Rohden? Foi um filósofo, educador e teólogo catarinense, radicado em São Paulo. Descendente de alemães e judeus. Foi o precursor do espiritualismo universalista ou como fiquei conhecendo no livro, “Filosofia Univérsica”. Fiquei bastante entusiasmado e contente em conhecer um primeiro escrito (que tive contato) de Rohden. Sua filosofia seria, mais ou menos, uma religiosidade sem religião (institucionalizada). São os princípios do universo, do cosmos, e do Ser Superior maior, que a maioria chama de Deus.

“Einstein: o enigma do Universo”, eu chamaria de um ensaio biográfico, pois não é uma biografia preocupada em dar detalhes da vida do biografado e do seu cotidiano, mas em trazer elementos para conhecer a sua teoria e, no caso de Einstein, a Teoria da Relatividade. Esta teoria é mostrada através da intuição. Para Einstein o homem tem contato com o Cosmo Superior através da intuição. Esse Cosmo Superior, Spinoza chamou de a alma do universo. O livro passa por diversos pensamentos religiosos e espiritualistas e enfatiza a questão do silêncio. Os grandes gênios como Einstein, tinham necessidade de poucas palavras, e eram homens de sabedoria silenciosa, de encontro consigo, pois eram cosmos-pensados, em vez de ego-pensantes. Ou seja, na minha pequenez, compreendo como uma partícula de Deus na Terra.

Como o livro mostra diversas vezes, Einstein dizia que “penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio – e eis que a verdade me é revelada”. Tantos outros aforismos são trazidos em destaque desse mestre que passou pela Terra e muitas vezes foi incompreendido. O livro divide-se em três partes: A misteriosa personalidade de Einstein; Pensamentos de Einstein confrontados com o Espírito da Filosofia Univérsica; Artigos, pensamentos e alocuções de Einstein sobre Ciência, Filosofia e Religião.

Uma ótima indicação. Um livro gostoso de ler. Capítulos menores, mas densos e cheios de reflexão, que nos prendem a leitura e nos fazem em contato com o Universo ilimitado (e não infinito, como diria Einstein) que nos percorre a veia e nos faz seres “creados”. É importante abrir-se para leituras outras que nos colocam, de uma forma especial, uma determinada teoria, que tem rigor científico, mas que não se prende em estereótipos e contradições, preconceitos, dogmatismos e enraizamento num saber que subjuga e aprisiona. Rohden e sua escrita me mostrou uma leitura que liberta, porque toca nas leis do Universo e com isso quero ler mais deste autor, quiçá sua obra inteira.



Copyright © Acervo Virtual Huberto Rohden & Pietro Ubaldi ®
Design by Eronildo Aguiar | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook VK Google + fotos google YouTube flickr rss