ACERVO VIRTUAL HUBERTO ROHDEN E PIETRO UBALDI

Para os interessados em Filosofia, Ciência, Religião, Espiritismo e afins, o Acervo Virtual Huberto Rohden & Pietro Ubaldi é um blog sem fins lucrativos que disponibiliza uma excelente coletânea de livros, filmes, palestras em áudios e vídeos para o enriquecimento intelectual e moral dos aprendizes sinceros. Todos disponíveis para downloads gratuitos. Cursos, por exemplo, dos professores Huberto Rohden e Pietro Ubaldi estão transcritos para uma melhor absorção de suas exposições filosóficas pois, para todo estudante de boa vontade, são fontes vivas para o esclarecimento e aprofundamento integral. Oásis seguro para uma compreensão universal e imparcial! Não deixe de conhecer, ler, escutar, curtir, e compartilhar conosco suas observações. Bom Estudo!

.


Carregando...

domingo, 3 de outubro de 2021

O POETA CRISTÃO DE ASSIS

Comentário(s)


Caros, um ótimo dia para todos . 

Hoje é dia de lembranças e reflexão. Em 3 de Outubro de 1226 desencarnou "O poeta cristão de Assis".  

No nosso Con-Versando de logo mais (a partir das 16:00h - Horário de Brasília), refletiremos sobre a aula: A tentação no Deserto, em que Rohden expõe a importância do calar para que Deus fale em nós. Como prelúdio segue abaixo um  texto do professor intitulado: Calar as Grandezas, do livro “De Alma para Alma”, para nossa reflexão.

CALAR AS GRANDEZAS
Por Huberto Rohden

Perguntaste-me, amigo, se eu ia escrever um livro sobre o poeta cristão de Assis…

Chaga dolente me reabriu no espírito essa pergunta…

Ante os meus olhos surgiu toda a potência do meu querer — e toda a insuficiência do meu poder…

Eu, é verdade, já cometi delitos dessa natureza — escrevendo sobre os heróis do espírito…

Mas à última página, foi sempre maior o remorso que a satisfação…

Espetada no museu a minha borboleta — via eu que perdera os mais belos encantos…

Grandezas da alma não se podem dizer — só se podem calar…

Livro sobre as maravilhas divinas no homem — só devem constar de reticências e páginas em branco…

Como se pode tocar em tão delicado cristal — sem o quebrar?…

Como se pode colher uma flor — sem a matar?…

Como se pode apanhar borboleta — sem lhe tirar das asas o finíssimo pó?…

Como se pode recolher das folhas, com grosseira colher de pau, as pérolas do orvalho noturno?…

Como poderia eu assoalhar em praça pública a vida íntima duma alma?…

Como apregoar nas ruas os segredos anônimos dum coração?…

Como escancarar à devassa de olhos impuros o sancta sanctorum do templo de Deus?…

Como poderia eu dizer a homens mortais o que o santo nem soube dizer ao Deus imortal?…

Não, meu amigo, não posso escrever sobre as grandezas do poeta cristão de Assis…

Prefiro admirar em plena liberdade esse sopro de Deus a analisá-lo no laboratório…

Em vez de falar — vou calar as grandezas do herói…

Assim, se não acerto em dizer o que ele é — não digo ao menos o que não é…

Sobre o papel do silêncio, com a tinta das reticências — escreverei a biografia do grande anônimo de Assis…

Ou, se quiseres, lançarei ao mundo uns fragmentos amorfos, com os quais poderás arquitetar o que entenderes…

Amor e alegria, entusiasmo e serenidade, sofrimento risonho e espontânea renúncia — e tudo isto aureolado de espiritual leveza e jubilosa felicidade — eis as pedras para o edifício!…

Não o levantarei, para que o possas construir — segundo o teu plano.

Não se prendem raios solares — em gaiolas de ferro…

Não sei vazar em períodos corretos — a poesia da Natureza…

Não sei definir com silogismos — uma alma ébria de Deus…

Nada disto sei — só sei calar grandezas humanas.

Porque toda grandeza é anônima.

Como anônimo é Deus.

O Inefável…


Copyright © Acervo Virtual Huberto Rohden & Pietro Ubaldi ®
Design by Eronildo Aguiar | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook VK Google + fotos google YouTube flickr rss