SOBRE O ACERVO VIRTUAL HUBERTO ROHDEN & PIETRO UBALDI

Para os interessados em Filosofia, Ciência, Religião, Espiritismo e afins, o Acervo Virtual Huberto Rohden & Pietro Ubaldi é um blog sem fins lucrativos que disponibiliza uma excelente coletânea de livros, filmes, palestras em áudios e vídeos para o enriquecimento intelectual e moral dos aprendizes sinceros. Todos disponíveis para downloads gratuitos. Cursos, por exemplo, dos professores Huberto Rohden e Pietro Ubaldi estão transcritos para uma melhor absorção de suas exposições filosóficas pois, para todo estudante de boa vontade, são fontes vivas para o esclarecimento e aprofundamento integral. Oásis seguro para uma compreensão universal e imparcial! Não deixe de conhecer, ler, escutar, curtir, e compartilhar conosco suas observações. Bom estudo!

sábado, 10 de março de 2012

A MORTE DO MATERIALISMO

Comentário(s)

Por Eronildo Aguiar

"Cogito, ergo sun" (Duvido, logo sou)
René Descartes

A dúvida é um pensamento inato ao Ser humano. Se duvido, penso; se penso, existo. Não é uma questão de ter ou não tê-la. Ninguém aprende a ter dúvida, somos na essência duvidosos.

Não somos máquinas. Não é o ser social que determina a consciência, mas a consciência que determina o ser . É esta a constatação genial de Descartes. Com ela, o ser individual [a alma] é apresentado como uma realidade inquestionável [Duvido, logo sou]. A substância espiritual [res cogitans] é separada da substância da matéria [res extensas]. É isso que se chama de “dualismo” cartesiano. Alma e corpo [espírito e matéria] se distinguem.

O Inatismo é um fato irrefutável (Duvidamos!). Descartes matou o materialismo que apresentava o ser como produto alopensante [determinado pelo mundo externo]. Com Descartes a tabula rasa de Aristóteles e a folha de papel em branco de John Locke tem a digital imanente de Deus.

Como na propaganda da TV Cultura: não são as respostas que movem o mundo, mas as perguntas!