ACERVO VIRTUAL HUBERTO ROHDEN E PIETRO UBALDI

Para os interessados em Filosofia, Ciência, Religião, Espiritismo e afins, o Acervo Virtual Huberto Rohden & Pietro Ubaldi é um blog sem fins lucrativos que disponibiliza uma excelente coletânea de livros, filmes, palestras em áudios e vídeos para o enriquecimento intelectual e moral dos aprendizes sinceros. Todos disponíveis para downloads gratuitos. Cursos, por exemplo, dos professores Huberto Rohden e Pietro Ubaldi estão transcritos para uma melhor absorção de suas exposições filosóficas pois, para todo estudante de boa vontade, são fontes vivas para o esclarecimento e aprofundamento integral. Oásis seguro para uma compreensão universal e imparcial! Não deixe de conhecer, ler, escutar, curtir, e compartilhar conosco suas observações. Bom Estudo!

.


Carregando...

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Desejos e paixões

Comentário(s)

Na ligeira abertura do seu sari brilhavam os olhos, quais duas gotas de luz. 

O  som  dos  seus  braceletes  e  dos  guizos  nos  pés  me penetraram  os  ouvidos, enquanto o perfume de jasmins presos aos seus cabelos me entonteceram de emoção. 

Imediatamente  o  corcel  dos  desejos  galopou  pelo  meu  corpo  e  a  ansiedade  me turbou a lucidez. 

Segui-a até o templo, e era uma deusa que se prosternou para adorar um outro deus. 

Após a oferenda, olhou-me com profunda alegria, passando por perto de mim. 

Falei-lhe baixinho, quase sem voz: 

— Seguirei teus passos, aonde quer que fores. 

E ela respondeu-me: 

— Sou o destino dos anseios que matam; sou água que não sacia a sede, e prazer que não extingue o desejo. 

  Ainda  assim  -  respondi-lhe,  ofegante  -  acompanharei  a  tua  viagem  esperando fruir o licor das tuas concessões. 

E  porque  em  mim  era  o  amor  jovem  e  impetuoso  que pulsava,  ela  se  deteve  e redargüiu, penalizada: 

— Eu sou Kâma (*) e tu és Mamas (1). Adormece as tuas ansiedades e afoga-as logo no rio  do  esquecimento,  a  fim  de  que  sejas  feliz  quando  logres  conquistar  Atma (2) com sacrifício e renúncia. Porque és moço e puro te deixarei aqui e seguirei a sós. 

Via-a  desaparecer  banhada  pelo  sol  ardente  e,  ardendo  de  desejos,  mergulhei profundamente no Budhi (3) para viver e alcançar o Samadhi. (4) 

_____________
(*) Kâma — Desejos e paixões inferiores.
(1) Mamas — A mente.
(2) Atma — O Eu legítimo; a consciência Superior da Divindade.
(3) Budhi — A razão iluminada.
(4) Samadhi — Paz em plenitude.

Rabindranath Tagore/ Por Divaldo Franco. Livro: Pássaros Livres, poema III. 


Copyright © Acervo Virtual Huberto Rohden & Pietro Ubaldi ®
Design by Eronildo Aguiar | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook VK Google + fotos google YouTube flickr rss