Por Pietro Ubaldi
[...] o HOMEM na sua vida terrena possui TRÊS FONTES DE CONHECIMENTO E DE IMPULSOS, que o dirigem, conforme a sua natureza:
1) O SUBCONSCIENTE que oferece em síntese o resultado final das operações já realizadas nas vidas passadas, sem nos mostrar analiticamente o seu conteúdo. O subconsciente não raciocina, não procura saber ou explicar, mas repetindo a lição aprendida, conforme as qualidades adquiridas inconscientemente, envia de volta os impulsos com os quais o ‘eu’ foi formado no passado.
2) O CONSCIENTE que pensa, observa, quer entender o que se está fazendo e porquê. Acima da precedente, que representa a fase instintiva, a do animal, se levanta essa que representa a fase racional, a da inteligência do homem. Aparece, então, a filosofia e a ciência.
3) O SUPERCONSCIENTE que revela ao homem, em lampejos de intuição, fases de evolução superiores, que para ele pertencem ao futuro. Essa é a zona das revelações das religiões, como das novas descobertas da ciência.
ENTÃO, SUBCONSCIENTE, CONSCIENTE E SUPERCONSCIENTE NÃO SÃO SOMENTE TRÊS NÍVEIS DO DESENVOLVIMENTO DO EU, MAS CADA UM DELES REPRESENTA UMA FONTE DIFERENTE DE CONHECIMENTO E DE IMPULSOS PARA SE DIRIGIR NA VIDA.
Assim o homem é movido pelos instintos do animal (a conquista já realizada, base da vida); pelo raciocínio e inteligência do homem (o trabalho de conquista atual, para progredir); pelas revelações das religiões (verdades percebidas por inspiração por homens excepcionais, mais evoluídos, as quais representam o trabalho de conquista a realizar no futuro).
____________
Pietro Ubaldi
Livro: Princípios de uma Nova Ética. Cap. 04 - A Personalidade Humana.