ACERVO VIRTUAL HUBERTO ROHDEN E PIETRO UBALDI

Para os interessados em Filosofia, Ciência, Religião, Espiritismo e afins, o Acervo Virtual Huberto Rohden & Pietro Ubaldi é um blog sem fins lucrativos que disponibiliza uma excelente coletânea de livros, filmes, palestras em áudios e vídeos para o enriquecimento intelectual e moral dos aprendizes sinceros. Todos disponíveis para downloads gratuitos. Cursos, por exemplo, dos professores Huberto Rohden e Pietro Ubaldi estão transcritos para uma melhor absorção de suas exposições filosóficas pois, para todo estudante de boa vontade, são fontes vivas para o esclarecimento e aprofundamento integral. Oásis seguro para uma compreensão universal e imparcial! Não deixe de conhecer, ler, escutar, curtir, e compartilhar conosco suas observações. Bom Estudo!

.


Carregando...

sábado, 15 de abril de 2017

A Lei de causa e efeito no aspecto psíquico, moral e espiritual

Comentário(s)


Por Aloísio Wagner 

Conhecemos por meio do ensino escolar as leis da física, e uma delas é a lei de ação e reação (ou de causa e efeito). O que muitos ignoram é que esta lei também tem correspondência em outros campos da existência humana, como no campo psíquico, moral e espiritual. 

As pessoas se sentem livres para pensar e fazer o que bem entender, mas esquecem que o tipo e a qualidade do pensamento e da ação é o que determinará a situação venturosa ou desastrosa de amanhã; podendo ser um "amanhã" próximo ou mais distante no tempo-espaço, migrando para outras existências corporais (para aqueles que conseguem conceber a pluralidades das existências). Jesus disse: "Quem com ferro fere com ferro será ferido". "Cada um há de colher conforme for a semeadura".

Não há acaso no universo, há tão somente leis de causalidade engendrando todas as forças e vibrações movidas livremente por todos e retornando a cada um segundo nosso merecimento e necessidade, o que traz no bojo as lições necessárias para o amadurecimento de nossas consciências.  


Da mesma forma que vamos conscientizando-nos para uma melhor alimentação e cuidados com a nossa saúde física, modificando hábitos danosos (porque sabemos que podemos sofrer as consequências dos abusos e erros alimentares), é imprescindível que também cuidemos de nossas almas assumindo uma postura que esteja em equilíbrio com as Leis superiores, e que podemos conhecê-las na transmissão dos ensinamentos de sábios e mestres de todas as épocas, onde a essência destes ensinos nos "exige" uma integração com o outro, seja o nosso semelhante, seja os seres do reino animal, vegetal e mineral, porque toda a vida é a manifestação da Consciência Cósmica, onde Ele se encontra imanente em todas as coisas, nos fazendo uno com Ele. Quando faltamos nesta integração com o outro, através da intolerância, do desrespeito, do ódio, da raiva, do egoísmo, da indiferença, etc. (porque todos estas ações nos separam e distanciam do outro), passamos a estar em desequilíbrio com as leis divinas. Esta desunião, esta separação tem um preço para cada um de nós que redundará em nossa própria dor e sofrimento.

No Todo, no Cosmo, somos uma célula dentro deste grande organismo universal; se esta célula age numa postura de se separar do Todo, ela torna-se uma célula cancerígena, rebelde, onde as Leis resistem e reagem contra esta ação devolvendo a ela mesma os próprios desequilíbrios criados e provocados, gerando dor para servir como "freio" impedindo à sua própria morte (já que a célula só tem vida dentro do grande organismo universal onde a Fonte Criadora se encontra imanente).

Buda disse: "Semeie um pensamento e colherás uma ação. Semeie uma ação e colherás um hábito. Semeie um hábito e colherás um caráter. Semeie um caráter e colherás um destino". O pensamento é a semente que irá germinar e frutificar determinando nosso futuro. Atentemo-nos quanto àquilo que pensamos. Não podemos ser feliz amanhã se estivermos inconscientemente "poluindo" nossa esfera mental-espiritual. Recolhamos diariamente, em silêncio, observando o fluxo de nossos pensamentos. E também oremos ao Absoluto, a Deus, aspirando-O e reafirmando mentalmente a vontade d'Ele, que está em nós, e uma nova energia fluirá expandindo nossas consciências às “praias” da harmonia e da felicidade! 


Copyright © Acervo Virtual Huberto Rohden & Pietro Ubaldi ®
Design by Eronildo Aguiar | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook VK Google + fotos google YouTube flickr rss