ACERVO VIRTUAL HUBERTO ROHDEN & PIETRO UBALDI

Para os interessados em Filosofia, Ciência, Religião, Espiritismo e afins, o Acervo Virtual Huberto Rohden & Pietro Ubaldi é um blog sem fins lucrativos que disponibiliza uma excelente coletânea de livros, filmes, palestras em áudios e vídeos para o enriquecimento intelectual e moral dos aprendizes sinceros. Todos disponíveis para downloads gratuitos. Cursos, por exemplo, dos professores Huberto Rohden e Pietro Ubaldi estão transcritos para uma melhor absorção de suas exposições filosóficas pois, para todo estudante de boa vontade, são fontes vivas para o esclarecimento e aprofundamento integral. Oásis seguro para uma compreensão universal e imparcial! Não deixe de conhecer, ler, escutar, curtir, e compartilhar conosco suas observações. Bom Estudo!


Carregando...

sexta-feira, 21 de abril de 2017

A Personalidade Humana

Comentário(s)


Por Pietro Ubaldi 

[...] o HOMEM na sua vida terrena possui TRÊS FONTES DE CONHECIMENTO E DE IMPULSOS, que o dirigem, conforme a sua natureza: 

1) O SUBCONSCIENTE que oferece em síntese o resultado final das operações já realizadas nas vidas passadas, sem nos mostrar analiticamente o seu conteúdo. O subconsciente não raciocina, não procura saber ou explicar, mas repetindo a lição aprendida, conforme as qualidades adquiridas inconscientemente, envia de volta os impulsos com os quais o ‘eu’ foi formado no passado. 

2) O CONSCIENTE que pensa, observa, quer entender o que se está fazendo e porquê. Acima da precedente, que representa a fase instintiva, a do animal, se levanta essa que representa a fase racional, a da inteligência do homem. Aparece, então, a filosofia e a ciência. 

3) O SUPERCONSCIENTE que revela ao homem, em lampejos de intuição, fases de evolução superiores, que para ele pertencem ao futuro. Essa é a zona das revelações das religiões, como das novas descobertas da ciência. 

ENTÃO, SUBCONSCIENTE, CONSCIENTE E SUPERCONSCIENTE NÃO SÃO SOMENTE TRÊS NÍVEIS DO DESENVOLVIMENTO DO EU, MAS CADA UM DELES REPRESENTA UMA FONTE DIFERENTE DE CONHECIMENTO E DE IMPULSOS PARA SE DIRIGIR NA VIDA

Assim o homem é movido pelos instintos do animal (a conquista já realizada, base da vida); pelo raciocínio e inteligência do homem (o trabalho de conquista atual, para progredir); pelas revelações das religiões (verdades percebidas por inspiração por homens excepcionais, mais evoluídos, as quais representam o trabalho de conquista a realizar no futuro). 

____________
Pietro Ubaldi  
Livro: Princípios de uma Nova Ética. Cap. 04 - A Personalidade Humana.


Copyright © Acervo Virtual Huberto Rohden & Pietro Ubaldi ®
Design by Eronildo Aguiar | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook VK Google + fotos google YouTube flickr rss