ACERVO VIRTUAL HUBERTO ROHDEN E PIETRO UBALDI

Para os interessados em Filosofia, Ciência, Religião, Espiritismo e afins, o Acervo Virtual Huberto Rohden & Pietro Ubaldi é um blog sem fins lucrativos que disponibiliza uma excelente coletânea de livros, filmes, palestras em áudios e vídeos para o enriquecimento intelectual e moral dos aprendizes sinceros. Todos disponíveis para downloads gratuitos. Cursos, por exemplo, dos professores Huberto Rohden e Pietro Ubaldi estão transcritos para uma melhor absorção de suas exposições filosóficas pois, para todo estudante de boa vontade, são fontes vivas para o esclarecimento e aprofundamento integral. Oásis seguro para uma compreensão universal e imparcial! Não deixe de conhecer, ler, escutar, curtir, e compartilhar conosco suas observações. Bom Estudo!

.


Carregando...

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Dimitri Mendeleiev e a Tabela Periódica

Comentário(s)

“Vi num sonho uma tabela em que todos os elementos se encaixavam como requerido. Ao despertar, escrevi-a imediatamente em uma folha de papel.”
Dmitri Mendeleiev



Dmitri Ivanovich Mendeleiev* nasceu em 1834 na cidade de Tobolsk, oeste da Sibéria.


Ele era o caçula de 14 ou 17 filhos – não se sabe afirmar ao certo. Quando criança, os médicos diagnosticaram que ele tinha tuberculose e que viveria pouco, mas não foi isso o que ocorreu.

Seu pai era diretor de um ginásio e assim que Mendeleiev nasceu, ele ficou cego. Morreu no ano de 1847, deixando para a mãe de Mendeleiev, Maria Mendeleieva, a tarefa de cuidar de todos os filhos sozinha.

Sua mãe era uma entusiasta pelo estudo das ciências. Apesar dos infortúnios, ela conseguiu matriculá-lo no Instituto Pedagógico Central e ele se formou como professor secundário em 1855. Aos 22 anos, tornou-se professor contratado da Universidade de São Petersburg, onde continuou seus estudos e formou-se professor-pesquisador em Química em 1863.

Ele trabalhou na Alemanha, França e Estados Unidos. Entre as suas pesquisas estão o estudos dos gases, petróleo, soluções, explosivos, e a que lhe deu maior fama por ter sido um grande avanço para a Química: a Classificação Periódica dos elementos, proposta em 1869.

Essa conquista não foi fácil, ele passou dias e noites sem dormir estudando os elementos. Quando foi vencido pela fadiga e adormeceu sobre suas anotações, teve um sonho. Mendeleiev conta: “Vi num sonho uma tabela em que todos os elementos se encaixavam como requerido. Ao despertar, escrevi-a imediatamente em uma folha de papel.” Assim, ele compreendeu que as propriedades das substâncias dos elementos se apresentam em função dos seus pesos atômicos, repetindo suas propriedades periodicamente. A partir disso, surgiu a famosa tabela periódica, que explica de maneira fácil, simples e com riqueza de detalhes, as propriedades dos elementos que são a base de toda a Química.



Mendeleiev faleceu em São Petersburg no ano de 1907 e em 1955 o elemento 101 foi descoberto e recebeu o nome de Mendelévio, em homenagem a este grande cientista.

*Ocidentalizou-se o nome de Mendeleiev, a partir da grafia russa, por isso aparecem na literatura inúmeras formas de se escrever o seu nome. A que tem reconhecimento geral e que parece ter mais lógica e ser a tradução mais correta para o inglês é Mendeleyev. A forma Mendeleev é a que ele assinava em inglês; mas existem ainda Mendeléev, Mendeleiév, Mendeleieff, entre outras.

Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Mendeleiev (1834-1905)



Copyright © Acervo Virtual Huberto Rohden & Pietro Ubaldi ®
Design by Eronildo Aguiar | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook VK Google + fotos google YouTube flickr rss