ACERVO VIRTUAL HUBERTO ROHDEN E PIETRO UBALDI

Para os interessados em Filosofia, Ciência, Religião, Espiritismo e afins, o Acervo Virtual Huberto Rohden & Pietro Ubaldi é um blog sem fins lucrativos que disponibiliza uma excelente coletânea de livros, filmes, palestras em áudios e vídeos para o enriquecimento intelectual e moral dos aprendizes sinceros. Todos disponíveis para downloads gratuitos. Cursos, por exemplo, dos professores Huberto Rohden e Pietro Ubaldi estão transcritos para uma melhor absorção de suas exposições filosóficas pois, para todo estudante de boa vontade, são fontes vivas para o esclarecimento e aprofundamento integral. Oásis seguro para uma compreensão universal e imparcial! Não deixe de conhecer, ler, escutar, curtir, e compartilhar conosco suas observações. Bom Estudo!

.


Carregando...

domingo, 8 de janeiro de 2017

Por que sou infeliz

Comentário(s)

Qual é a verdadeira causa de toda a minha infelicidade?

Alguma das coisas que me cercam?

Algum dos acontecimentos que me couberam?

Alguma das pessoas com que tenho de tratar?

É o que eu pensava, quando ainda profano, cego e insincero comigo mesmo. Hoje sei que tudo isto não passa de evasivas e camuflagem, mais ou menos inconscientes. Se não fosse isto ou aquilo, se fulano ou sicrana não tivessem dito ou feito tal ou tal coisa  seria eu mais feliz? ou menos infeliz? É o que eu pensava na minha ignorância, ou na minha insinceridade...

Nunca  existiu um    homem,  desde  o  início  do mundo,  cuja  felicidade  ou infelicidade dependesse realmente desta ou daquela circunstância, embora não queiramos negar que certos fatos externos possam influir, como condições, em nosso estado interior; mas nunca nenhum deles pode ser a causa primária da nossa felicidade, ou do contrário. Se assim fosse  ai de mim! estaria o meu céu ou meu inferno à mercê das boas ou más vontades de terceiros, e toda a divina ordem do cosmos acabaria na diabólica desordem do caos...

Qual  é, então,  a  verdadeira  causa  e  razão  decisiva da  minha  infelicidade (limitemo-nos a este ponto)?

Sou  eu  mesmo.  É  a  minha  falsa  atitude,  assumida em  face  da  eterna Realidade, chamada Deus.

E em que consiste essa falsa atitude?

Numa atitude subjetiva, que não corresponde à realidade objetiva.

A saber?  

Consiste única e exclusivamente no meu egocentrismo. Faço do meu querido Eu o centro da minha vida, e, possivelmente, do universo; espero, implícita ou explicitamente, que todo o mundo gire e gravite em torno de mim; e, se assim não acontece, ou não acontece na medida que eu esperava e a que julgava ter direito, queixo-me, falo em ingratidão, menosprezo, pouco caso, e ando com a alma em chaga viva.   

E por que tudo isto?   

Porque estabeleci, de início, a falsa premissa de ser eu o grande centro  as conclusões que deste erro básico decorrem não podem deixar de ser errôneas. E assim é que fabrico a minha “infelicidade”. Toda infelicidade nasce dum erro, como  toda  felicidade  é  filha  da  verdade.  Ou,  no  dizer  do  grande  Mestre: “Conhecereis  a  verdade,  e  a  verdade  vos  libertará”.  Onde    verdade  há liberdade, e onde há liberdade há felicidade.

(Huberto Rohden - Livro : Profanos e Iniciados)


Copyright © Acervo Virtual Huberto Rohden & Pietro Ubaldi ®
Design by Eronildo Aguiar | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook VK Google + fotos google YouTube flickr rss